blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

OUTUBRO ROSA E O CÂNCER DE MAMA

Independente da sua Idade: Cuide-se. Ame-se!

O movimento da Campanha Outubro Rosa, faz um convite não só para o autocuidado, mas também para o cuidado com o outro diante do câncer de mama.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo inteiro. Apesar do mês de outubro ser representativo para esta causa, é preciso manter o foco para esta doença em todos os meses do ano. Muitas mulheres temem o câncer de mama, em parte porque ele é comum. No entanto, parte do medo em relação ao câncer de mama se baseia no desconhecimento e o risco aumenta à medida que a mulher envelhece. Atualmente 2,8 milhões de sobreviventes do câncer de mama, triplicaram nos últimos 60 anos e é o tipo de doença mais comum entre mulheres, se detectado no início, as chances de cura são de até 95%.

Mas afinal, o que é câncer de mama?

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres, relativamente raro antes dos 35 anos e acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

 

Mais quais são os sintomas do câncer de mama?

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama também são:

– Edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;

– Retração cutânea;

– Dor;

– Inversão do mamilo;

-Hiperemia;

– Descamação ou ulceração do mamilo;

– Secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Tratamento:

Importantes avanços na abordagem do câncer de mama aconteceram nos últimos anos, principalmente no que diz respeito a cirurgias menos mutilantes, assim como a busca da individualização do tratamento. Atualmente o tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença, suas características biológicas, bem como das condições da paciente (idade, status menopausal, comorbidades e preferências).

O prognóstico do câncer de mama depende da extensão da doença (estadiamento), assim como das características do tumor. Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Quando há evidências de metástases (doença a distância), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

 

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:

Tratamento local: cirurgia e radioterapia (além de reconstrução mamária).

Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Fatores de risco do câncer de mama

Vários fatores afetam o risco de ter câncer de mama. Assim, para algumas mulheres, o risco é muito maior ou menor que a média. A maioria dos fatores que aumentam o risco, como a idade e certos genes anômalos, não pode ser modificada. No entanto, a prática de atividade física de maneira regular, sobretudo durante a adolescência e no início da idade adulta pode reduzir o risco de ter câncer de mama.

A detecção precoce tem mais probabilidade de ocorrer quando a mulher faz mamografias. Alguns médicos também recomendam realizar o autoexame da mama em intervalos regulares, embora esses exames não tenham demostrado diminuir o risco de morte causada por câncer de mama.

– Idade: O avanço da idade é o principal fator de risco no câncer de mama. A maioria dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres com mais de 50 anos de idade. O risco é maior após os 75 anos.

-Antecedentes de câncer de mama: Histórico de câncer de mama aumenta o risco de um novo câncer de mama.

-Histórico familiar do câncer de mama;

-Mutação no gene para o câncer de mama

– Estilo de vida: O tabagismo e a ingestão regular de bebidas alcoólicas podem aumentar o risco de câncer de mama. Especialistas recomendam que as mulheres se limitem a uma bebida alcoólica por dia. Uma bebida é aproximadamente 340 ml de cerveja, 145 ml de vinho ou 40 ml de bebida mais concentrada, como uísque.

A Prevenção

A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis. Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O câncer de mama ocorre quando algumas células na mama se tornam anormais e se dividem de maneira descontrolada. O câncer de mama geralmente começa nas glândulas que produzem leite (lóbulos) ou nos tubos (dutos) que transportam o leite das glândulas até o mamilo.

Os exames preventivos para o câncer de mama podem incluir

-Autoexame mensal das mamas;

-Exame anual da mama por um profissional de saúde;

-Mamografia;

-Se a mulher tiver um risco aumentado de ter câncer de mama, ressonância magnética (RM).

Outubro Rosa

O Movimento Internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA, que participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Assim o Outubro Rosa hoje, é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. São realizadas campanhas publicitarias, locais, nas redes do Município, Estado e também nas escolas. A prevenção e fala sobre a prevenção ao diagnóstico deixou de ser tabu e preconceito e sim o cuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce.

ONG’S de apoio a Luta Contra o Câncer de Mama no Paraná.

Há muitas pessoas perto de você que dedicam parte da rotina à luta contra o câncer de mama. Nessa causa, conscientização e solidariedade andam juntas e promover o apoio pode sempre fazer a diferença.

E é fácil ajudar: na lista abaixo, você encontra o endereço e o contato de ONGs, por todo o estado, especializadas em câncer de mama. Localize as instituições mais próximas de você e faça sua parte nessa luta. A melhor forma de doar seu tempo é ajudando quem precisa.

 

CURITIBA

Atitude na cabeça

Telefone: (41) 3015-0768

Endereço: Rua Francisco Rocha n°1544 – Bigorrilho – Curitiba – PR

Humsol

Telefone: (41) 4106 7072

Endereço:  Marechal Deodoro, 252, 7º andar – Curitiba PR

Amigas da mama

Telefone:  (41) 3223-2208

Endereço: Rua Maurício Callet, 290 – Água Verde – Curitiba PR

 

GUARAPUAVA

ACPAC Guarapuava

Telefone: (42) 3035-3921

Endereço:  Rua Marechal Floriano Peixoto, 926 – Guarapuava PR

 

FOZ DO IGUAÇU

UNICAN

Telefone:  (41) 3572-3514

Endereço: Av Gramado, 749, Vila A – Foz do Iguaçu PR

 

CASCAVEL

UOPECCAN

Telefone:  (45) 2101-7000

Endereço: Rua Itaquatiaras 769, Santo Onofre – Cascavel PR

 

 PARANAVAÍ

APDE

Telefone:  (44) 3423-5069

Endereço: Av. Lázaro Figueiredo Viêira, 220 – Paranavaí PR

 

UMUARAMA

UOPECCAN

Telefone:  (44) 2031-0700

Endereço: Avenida Paraná, 7592, Zona III, Umuarama PR

 

A conscientização do câncer de mama e o investimento em novas pesquisas sobre o tema ajudaram a criar diversos avanços no diagnóstico e tratamento da doença.

Hoje, o câncer de mama não é mais uma sentença, a taxa de cura é cada vez mais alta e a paciente pode levar sua rotina com qualidade de vida e bem-estar.

Por outro lado, também sabemos que a Doença é real, é preciso cuidar e ficar atenta (o) aos sinais do próprio corpo.

Faça a diferença! Abrace essa campanha contra o câncer de mama. Que haja um Outubro Rosa dentro de cada um de nós, esta campanha é para todos. Cuide-se, movimente-se e previna-se!

 

Por Juliana Silva Ribeiro – Professora de gestão empresarial do Faculdade Eleven

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS