blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

O QUE É SER FOTOGRAFO

Olá Pessoal, belezinha? Gostaria muito de falar com vocês sobre Fotografia, muito mesmo, mas esse texto não é sobre Fotografia, é sobre “Ser Fotógrafo”. Sim, como ser um Fotógrafo e como alcançar seu objetivo de se tornar um Fotógrafo.

Para começar, vamos deixar bem claro, o que é um Fotógrafo na minha visão/ pessoal. Resumidamente é toda pessoa que use uma ferramenta fotográfica, pode ser câmera ou smartphone, para registrar seus momentos, sejam dia a dia, viagens, trabalhos… Sim, “todos somos fotógrafos”, esses são “fotógrafos”, que vendem seus serviços, produtos usando suas próprias imagens.

No entanto, qual a diferença desses para um “Fotógrafo Profissional”? Essa diferença não está na ferramenta usada, mas nas técnicas aplicadas. Muitas vezes o público que consome fotografia utiliza-se de ferramentas como Smartphones que possuem um poder computacional incrível incorporado em suas câmeras, produzindo imagens fantásticas, porém, quando o assunto a ser fotografado precisa de uma produção mais apurada, necessita o conhecimento de um profissional por trás das técnicas de Iluminação, composição, direção, tratamento… Eis a diferença de um “Fotógrafo Profissional”, para um “fotógrafo”.

Hoje, um Profissional da Fotografia é multidisciplinar, precisando dominar diversas técnicas além de “apertar botão”. Criando conteúdo, muitas vezes responsável pelo Marketing do próprio negócio, Produção de moda. Aprende-se muito disso em redes sociais, séries, filmes, no entanto o conteúdo fotográfico faz-se necessário submergir em atividades presenciais, colocando a mão na massa, “queimando filme” Como brincamos na área.

O que faz um Fotógrafo? É profissional responsável pelo registro do tempo, sei, ficou meio brega, mas não deixa de ser, não há uma definição mais literal do que essa, exatamente como um Fotógrafo de Moda, este profissional é responsável por datar aquele momento, criar uma linguagem corporal e uma estética visual que o espectador observe a imagem e se identifique, naquele momento aquela imagem está ditando moda, conceito, que daqui a 10, 20 anos poderão não representar aquela geração, algo como já vimos nas décadas de 50, 60 em diante apesar de algum item sempre ser reincorporado a cultura do momento. Outro exemplo de ser o “responsável pelo registro do tempo”, um aniversário de um ano, aquele momento não se repete, ele fica para trás, em nossas recordações armazenadas em nossa memória e nas imagens feitas através do olhar do fotógrafo. Perceberam o qual importante é a “função do Fotógrafo”?

O mercado de trabalho para o profissional da Fotografia é amplo, cheio de oportunidades, como o Fotojornalismo, Publicidade, Eventos Sociais, e há a Fotografia Autoral. Sempre que um aluno inicia em nosso curso conversamos muito sobre suas expectativas com a Fotografia, suas ideias, seus sonhos dentro dessa nobre arte. Procuro sempre orientar e indicar as melhores opções para que o próprio aluno possa trilhar seu caminho, errando de forma guiada, aprendendo sem se frustrar, pois está sob orientação e esperamos mesmo que o “aluno erre”.

Sempre indicamos o melhor caminho para que o aluno consiga alcançar o objetivo, orientamos quais serão os melhores investimentos, por exemplo, quais serão os melhores equipamento para aquela aplicação, quais os conhecimentos básicos necessários para seu objetivo, quais os treinamentos indicados. Logo, o Fotógrafo que busca o Curso de Fotografia recebe além dos conhecimentos técnicos básicos necessários, como também,  uma orientação profissional, o que facilita muito a vida do aluno no início da vida profissional e também na direção da sua linha de trabalho.

Esse aluno para se tornar um Fotógrafo, precisa primeiro, AMAR a fotografia, sim, mais uma vez sendo brega, mas vou explicar o motivo porque ser o Primeiro requisito. Ao se deparar com a Fotografia não é incomum as pessoas se encantarem com lindas imagens, porém pouquíssimos sabem o grau de investimento há por trás “daquele clique”… Investimento não só em equipamentos que podem chegar a algumas dezenas de milhares de reais, esse é o primeiro motivo que gera frustração na Fotografia, é tudo MUITO caro… Mas o maior investimento, não é nem nos caríssimos equipamentos, mas em tempo, tempo dedicado a aprender, leva-se anos para aprender determinadas técnicas, leva-se ainda mais tempo para refinar e aprimorar as mesmas, depois disso, o Fotógrafo precisa “criar” sobre essa mesma técnica para se destacar dos demais profissionais.

Ser Fotógrafo requer Investimento e Paciência. Investir em boas câmeras, boas lentes, bons flashes, bons treinamentos, e muita, muita paciência, pois irá investir em tudo isso e ERRAR, sim, você vai errar e muito, não há “Receita de bolo”, não há uma “fórmula mágica”, para você comprar a “melhor câmera” e no ato virar o “melhor fotógrafo”, não se frustre, persista, continue tentando até acertar! Nos 6 meses de Curso no Faculdade Eleven, vamos repetir as atividades a exaustão, muitas vezes o aluno pode até pensar “nossa, isso novamente”, e é aí, que vamos chegar no objetivo, Repetir, Repetir, Repetir, até conseguir executar sozinho a atividade com o melhor desempenho que o futuro cliente espera, melhor que isso, até entender o motivo daquela técnica ser executada daquela forma, tornando-a mais fácil, nítida e a excelência. Afinal é o que buscamos.

No mercado de trabalho, não devemos esperar retorno financeiro imediato, não há uma regulamentação para a “Profissão Fotógrafo”, exceto o Fotojornalismo, que tem algumas regras para atuação, demais segmentos como Eventos Sociais, Moda, Publicidade e a fotografia Autoral, quem faz o “preço” do trabalho é o profissional… Remuneração, que conforme o conhecimento e técnica do mesmo podem ser bem generosos, atrativos e recompensadores.

Um aluno, que invista em acessórios e treinamento para fotografia de recém-nascidos, newborn, por exemplo, consegue realizar com calma e tranquilidade de 3 a 4 ensaios por dia, de 5 a 6 dias na semana, conforme a busca pelo seu trabalho, gerando rendas que podem superar os 5 mil reais mensais com muita facilidade. Logo, é importantíssimo frisar o que para a afirmação descrita acima, faz-se necessário um investimento inicial muito alto, começando por um treinamento especifico de fotografianewborn, iluminação, aluguel de um espaço adequado, gasto com limpeza e higienização, luz, água, internet, despesas fixas e variáveis como em todo trabalho e como todo custo de qualquer empresa. Mas ainda assim, há um retorno muito bacana com tempo de profissão, por isso espere remuneração grandiosa, para seu comprometimento grandioso.

Quando falamos em Fotografia de Eventos Sociais, complicamos bastante a função, mas não se desespere. Não temos mais a serenidade, tranquilidade e segurança de um estúdio, estamos tratando de “correria”, “pauleira”… Fotografia de Eventos não é glamorosa apenas como pensam, não é ser “convidado VIP em uma baladinha”.

É ficar em pé de 4,6, 10… 14 horas direto, correndo atrás dos clientes, registrando cada momento, cada sorriso, cada lagrima, é entender que nem sempre a criança aniversariante estará com sorriso no rosto, que você terá que pular, rolar, girar, fazer todo tipo de gracinha para “roubar a atenção” para que consiga interagir com a criança e após o evento passar mais horas, atrás do computador escolhendo e editando imagens, mas como você amará o que faz, o fará ainda que cansado, com prazer e felicidade. Por isso para ser Fotógrafo Profissional, você precisa AMAR a Fotografia e aprender a lidar com pessoas em seus mais diversos momentos: registrar tristezas, felicidade, emoções.

Na outra ponta, existem fotógrafos profissionais, que ganham a vida serenamente, registrando suas viagens e, seus passeios urbanos e selvagens… Não é porque estão longe dessa “correria” do mercado, que precisam se dedicar menos. Muitas vezes, a pessoa busca apenas conhecimento para melhorar suas fotos do dia a dia; e através do curso abrem a mente para criar projetos pessoais cada vez mais elaborados e grandiosos, como os Fotógrafos Autorais, que passam dias, semanas, as vezes anos criando “séries fotográficas”, muitos conseguem espaços para expor suas obras, conseguem publicações em livros, revistas. Tal reconhecimento que, pode ser “imediato” ou pode levar anos. Hoje existem milhares desses profissionais ganhando a vida com publicações em redes sociais, criando conteúdo em mídias digitais.

Logo, qualquer pessoa está apta a ingressar na Fotografia, fazer o curso no Faculdade Eleven e se descobrir na profissão da fotografia, basta AMAR Fotografia, ser Paciente, Curioso e não ter inércia para aprender. Salientamos sempre no curso que um diferencial, são nossos estímulos como professores para que os alunos em cada momento livre, possam praticar e também se divertir aprendendo. Como quando aprende assistindo sua série favorita, mas com a câmera em mãos, memorizando onde fica cada botão mentalizando para que serve cada função e crescendo profissionalmente, independente da sua idade, função ou classe social. Qualquer pessoa pode realizar o curso de fotografia e registrar hoje momentos mágicos que serão lembranças memoráveis as pessoas. Hoje convidamos você, para assistir uma aula conosco, imergir nesse mundo magnifico da Fotografia.

Eu professor Douglas Constantino; e o Faculdade Eleven te esperamos!!!

Venha elevar sua Carreira, #sejaeleven

Prof. Douglas Constantino

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS