Cursos Profissionalizantes Presencial ou On-line na Faculdade Eleven
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA: PRECISA TER FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM?

Você já ouviu falar na profissão de instrumentador cirúrgico? Ela é fundamental no setor de cirurgias.

Afinal, é este profissional que organiza e fornece qualquer material que um médico ou enfermeiro precise durante um procedimento hospitalar ou ambulatorial.

O instrumentista ou instrumentador cirúrgico pode ser considerado o braço direito do médico-cirurgião. É um profissional indispensável no momento da cirurgia e deve estar atento a todo o processo cirúrgico. Além disso, precisa saber de forma prévia cada passo da cirurgia e deixar todos os instrumentos e os materiais preparados para aquele momento.

Para se ter uma ideia sobre a importância dessa profissão, costuma-se dizer que o trabalho eficaz do instrumentador cirúrgico reduz bastante o tempo de cirurgia, preparando a sala de operação e diminuindo os riscos de contaminação hospitalar e infecções pós-operatórias.

Para isso, é fundamental que ele realmente conheça todos os instrumentos necessários e esteja apto para permanecer em salas de cirurgia auxiliando outros profissionais e preparando o ambiente operatório.

O MERCADO DE TRABALHO 

Com inúmeros avanços tecnológicos, as cirurgias no Brasil e no Mundo têm passado por transformações. Com isso, consequentemente, a competitividade tem aumentado e o mercado de trabalho tem exigido mão de obra qualificada e profissionais preparados para atuar nessas novidades.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, divulgada em 2017 tivemos um aumento grande no número de cirurgias realizadas, no caso das cirurgias plásticas para fins reconstrutores esse aumento foi de 23%, já número de cirurgias plásticas com finalidade estética aumentou 8%. A cirurgia bariátrica também apresenta crescimento, 163% entre 2008 e 2017 (Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica). E com isso, as opções de campo de trabalho para esse profissional se ampliam:

  • Hospitais;
  • Clínicas Cirúrgicas;
  • Clínicas Odontológicas;
  • Área Comercial de Empresas.

O salário médio:

O salário do(a) Instrumentador(a) Cirúgico(a) varia conforme a região do País. Segundo o site Guia da Carreira, o salário pode começar em R$ 1.188,00 e chegar a até R$ 4.000,00. A carga horária desse profissional é de cerca de 6 horas, mas pode variar no caso dos plantões.

Sendo assim, é um mercado bastante promissor para quem quer seguir na carreira de instrumentação cirúrgica.

OK! MAS, PARA ATUAR NA ÁREA É NECESSÁRIO UM CURSO DE ENFERMAGEM? 

Se você ficou com vontade de se especializar nessa área e ainda tem dúvidas, nós queremos ajudar você.

“Preciso ter formação em enfermagem para me tornar instrumentador cirúrgico?” é uma pergunta recorrente e natural.

A resposta para ela é não. Não é necessário ter formação superior em enfermagem para estudar e se tornar um instrumentador cirúrgico.

É claro que se você aliar as duas formações pode “turbinar” sua carreira e aumentar sua renda. Entretanto, você pode começar com um curso profissionalizante de instrumentação.

Aqui no Faculdade Eleven, possuímos uma metodologia inovadora e uma excelente estrutura para que o seu aprendizado seja completo, garantindo destaque no mercado de trabalho.

Durante o curso, o aluno aprenderá sobre Anatomia e Fisiologia, Microbiologia Procedimentos em centro cirúrgico, Primeiros socorros, Ética profissional, Paramentação cirúrgica, Assistência ao paciente cirúrgico, Atividades específicas do procedimento cirúrgico por meio de aulas teóricas, práticas e estágios em Hospitais renomadados, pois dentro do estágio o aluno passa a entender a real importância da instrumentação cirúrgica e de todos os conhecimentos abordados durante o curso.

Entre em contato com a gente e saiba mais sobre essa especialização.

Não perca tempo! Invista em sua carreira e mude a história de sua vida.
Por Daniela Ogliari – Coordenadora da Saúde do Faculdade Eleven

 

CADASTRE-SE AGORA! E RECEBA AS NOVIDADES NO SEU EMAIL.


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS