SAÚDE
BELEZA
TERAPIAS ALTERNATIVAS
GASTRONOMIA
AUTOMOTIVO E INDUSTRIAL
CRIATIVIDADE E ARTE
GESTÃO
TECNOLOGIA E INFORMÁTICA
GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO
CONHEÇA MAIS SOBRE O AUXILIAR VETERINÁRIO

O Brasil é o segundo país com a maior população de pets do mundo, sendo o mercado pet uma área em ascensão atualmente. O grande número de Pets Shops e Clínicas Veterinárias; e a constante divulgação de produtos destinados aos animais nas mídias, somando-se ao fácil acesso às informações, fazem com que o brasileiro gradativamente adquira o hábito de zelar pela saúde de seus animais.

A rotina de trabalho e o estilo de vida das pessoas, mudou muito nas últimas décadas e isso fez com que os pets ganhassem espaço nas famílias. Pois os benefícios psicológicos que a convivência com os animais traz é indiscutível, sendo também uma grande opção de companhia para pessoas idosas ou solitárias. O que é possível observar no âmbito familiar, onde as crianças que convivem com os pets são as mais beneficiadas, tendo efeito sobre o seu desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social, além do bem estar já conhecido que esta convivência oferece.

Com tantos benefícios, o pet acabou deixando de ser somente o animal de estimação, para ser promovido a parte integrante da família. Sendo assim, o animal de companhia é cuidado e amado como todo ente querido. E é aí que os profissionais da área veterinária (veterinários, auxiliares, vendedores de produtos e medicamentos, tosadores, dog sitter etc...) entram com destaque, necessitando se capacitarem para melhor cuidar e auxiliar esta grande demanda da companhia familiar. E para isso, se diferenciar no mercado de trabalho com capacitação, pode indiscutivelmente lhe agregar valor.

E o que é ser um profissional de valor? É se importar e se comprometer com o aquilo que faz, indo de encontro aos anseios dos clientes e tutores. Neste contexto, você pode perceber a importância do auxiliar veterinário e aqui abordaremos sobre as competências desta profissão.

 

O que faz o auxiliar veterinário

 

O que faz o Auxiliar Veterinário?

 

O mercado pet tem sido destaque na área comercial, distribuição e varejo, nas pequenas e grandes cidades, necessitando sempre de mão de obra qualificada para o trabalho e com o conhecimento de raças, costumes e ambientação. Sendo assim, também cresce a procura por auxiliares, para atuar nas mais diversas áreas da veterinária. Dentre elas destacam-se as Clínicas e Hospitais Veterinários, pet shops, mercados em grande escala, mas o auxiliar veterinário também pode atuar em consultórios, laboratórios veterinários, zoológicos e fazendas e até em ONGS autorizadas ou projetos sociais licenciado pelos órgãos responsáveis nos municípios e cidades.

O Auxiliar Veterinário pode ser definido como o profissional responsável por cuidar dos animais mediantes “instruções do veterinário” ou sob sua responsabilidade e orientação.

Entre as principais atividades do auxiliar estão: Ajudar nos curativos e procedimentos de assepsia ou prestar assistência ao veterinário durante procedimentos cirúrgicos, sempre sob sua supervisão. Além de auxiliar o Médico Veterinário durante a aplicação das mais diversas técnicas e sempre estar atento pelo bem estar de todos os pacientes, observa-se que este auxiliar tem sido indispensável no dia a dia do profissional. 

 

As Atividades que podem ser realizadas pelo Auxiliar Veterinário são:

 

  • Aferir a temperatura retal e demais parâmetros.
  • Observar condições físicas e neurológicas dos animais.
  • Informar as condições de saúde dos animais ao veterinário.
  • Auxiliar na coleta de materiais para a realização de exames.
  • Ministrar medicamentos sob a supervisão do médico veterinário.
  • Fazer curativos.
  • Alimentar, exercitar e higienizar os animais e o local de internamento ou hospedagem.
  • Conter o animal.
  • Preparar o centro cirúrgico, instrumentais e os animais para a cirurgia.
  • Transportar o animal dentro do estabelecimento.
  • Separar o lixo hospitalar.
  • Repor material e medicamentos.
  • Controlar óbitos; embalar cadáveres; encaminhar os cadáveres para necropsia ou aterro sanitário.
  • Enviar materiais coletados para os laboratórios.
  • Limpar e lubrificar equipamentos; desinfetar equipamentos;
  • Demonstrar competências; Capacidade no trato com animais; Paciência; Autocontrole; Bom humor; Concentração.
  • Avaliar riscos; administrar conflitos; demonstrar senso estético e conhecimento teórico.

 

Parece muito? Mas o dia a dia do auxiliar, demonstra-se que  é tudo isso e muito mais...

 

O Auxiliar Veterinário é um dos principais colaboradores dentro da rotina hospitalar ou clínica, por ser o “braço direito” do Médico Veterinário. Devendo ser também seus “olhos e ouvidos”, ao estar sempre atento a qualquer situação dentro do ambiente. Assim como o enfermeiro é a base do serviço hospitalar na medicina humana, o Auxiliar Veterinário deve estar sempre em estado de vigilância e ser prudente em todas as suas ações.

 

Como é o mercado de trabalho e qual é o salário base?

 

O mercado de trabalho para o Auxiliar Veterinário acompanha a experiência e a capacitação do profissional. Um auxiliar experiente e com boa formação, pode trabalhar em pet shops, hotéis para animais, zoológicos, fazendas, consultórios, clínicas e hospitais veterinários.

Alguns hospitais veterinários de médio a grande porte pagam de salário base em média 1.500,00 para profissionais experientes ou especializados. Sendo que a maioria não emprega profissionais sem certificado de conclusão do curso técnico em Auxiliar Veterinário. Também é levado em consideração a qualidade do curso prestado.

 

Mas “nem tudo são flores...”

 

O Auxiliar Veterinário prestará assistência aos pacientes e ao Médico Veterinário, que muitas vezes precisará de apoio nas mais variadas situações. Trabalhar com animais é gratificante, porém o peso da responsabilidade e as cobranças internas e externas tem levado alguns veterinários a desenvolverem depressão, síndrome de Burnout, estafa mental entre outros distúrbios psicológicos, por isso também, o auxiliar tem sido de extrema importância, não cabendo tudo ao veterinário realizar, tendo sobe sua supervisão alguém treinado e capacitado que lhe ajude com profissionalismo.

O Médico Veterinário no que se refere ao trabalho, não difere de outros profissionais da área da saúde. A rotina veterinária pode ser árdua e pesada, levando alguns profissionais ao limite. O que ressalta a importância de ter alguém que o auxilie nos afazeres da profissão e que também posa ser companheiro e bem humorado para aliviar a tensão e a carga emocional do dia a dia, estar próximo dos animais demanda compreensão, carinho e atenção.

O Auxiliar Veterinário deverá lembrar que atrás do jaleco e de todo conhecimento, existe uma pessoa comum e humana que também tem problemas pessoais, contas a pagar e família, as relações pessoais também sempre estão presentes, não temos como negar.

Portanto ser compreensivo, paciente e muitas vezes resiliente se faz imprescindível, pois a rotina de trabalho muitas vezes pode parecer pesada e lidar tão de perto com a vida e a morte exige equilíbrio emocional e serenidade, tanto para o veterinário quanto para os demais colaboradores, principalmente o Auxiliar Veterinário que além de muitas funções também poderá ser responsável pelos cuidados de enfermagem em pacientes críticos.

 

Quanto ganha um auxiliar veterinário

 

Como ser um profissional insubstituível?

 

O Auxiliar Veterinário deve ser capacitado, especializado e constantemente buscar por aperfeiçoamento profissional. Além de seguir à risca e estar sempre atento as orientações do Médico Veterinário.

Entre tantas funções aqui já mencionadas, podemos dizer que uma das mais importantes que o auxiliar executa  é “ser os olhos e os ouvidos” do veterinário, devendo sempre estar atento e de prontidão para melhor desempenho de suas funções, evitando danos a saúde dos animais e também minimizando a chance de riscos inerentes a atividade.

O sucesso de uma Clínica ou Hospital Veterinário dependem da excelência no atendimento e isto inclui todos da equipe, não apenas o veterinário. Por isso investir em estudos, capacitação e treinamento é fundamental a quem quer oferecer um atendimento diferenciado. E assim, se destacar na profissão, percebendo e observando assuntos que demandam conhecimento prático e preciso.

Para quem quer ser um Auxiliar Veterinário insubstituível e de valor, cuja a sua presença é imprescindível ao Médico Veterinário, se faz necessário muito estudo, dedicação, foco, determinação, responsabilidade e ética, além do conjunto de fatores como animar os animais e respeitá-los como na sua infinitude.

 

Quero ser um Auxiliar Veterinário e agora como o que devo fazer?

 

Ao optar por esta profissão, ao ingressar no curso de Auxiliar Veterinário você irá conhecer um universo fascinante e logo nos estágios para a conclusão do curso, já ganhará alguns amigos de patas e pelos inesquecíveis.

Receberá lambidas de afeto, enquanto adquire aos poucos a habilidade de decifrar olhares. Você compreenderá rabos abanando como ninguém e suportará com bom humor algumas demonstrações de carinho (arranhões carinhosos, mordidas afetuosas) Gratidões mudas, porém verdadeiras...

Você sentirá cheiros peculiares: Pelo molhado, essência de gato, esterco entre outros...E não se importará com isso, ou aprenderá durante o período a controlar melhor esse olfato.

Você irá aproximar-se de instintos e perder medos. Mergulhará em um mundo diferente, porém se perceberá como igual... Porque basta um olhar atento, para ser possível compreender o que realmente importa e se descobrir através dos animais.

 

O curso de Auxiliar Veterinário:

 

O foco do curso é transmitir o que é essencial para que os alunos aprendam a executar o trabalho. Então o curso possui conteúdos teóricos que vem acompanhados de aulas práticas. Porque para o sucesso nesta profissão é imprescindível muito mais que saber, é necessário saber fazer...

Por isso nenhum aluno conclui o curso sem antes passar pelo estágio supervisionado. Afinal é necessário colocar em prática o conhecimento adquirido.

 

O que você irá aprender no curso de Auxiliar Veterinário?

 

O curso é composto por matérias que contribuem para o aprendizado e melhor formação profissional do estudante, entre elas destacam -se:

 

  • Anatomia e Fisiologia Animal
  • Biossegurança
  • Técnicas de contenção animal
  • Semiologia
  • Noções sobre patologias veterinárias
  • Nutrição Animal
  • Noções de odontologia veterinária
  • Vacinação e Vermifugação
  • Instrumentação Cirúrgica Veterinária
  • Cuidados pré e pós cirúrgicos

 

Foram citadas algumas das matérias mais importantes que o aluno irá aprender, porém de todas a que mais deve ser levada a sério pelo Auxiliar Veterinário é a Biossegurança.

Nela são aprendidas as principais estratégias para a redução das infecções adquiridas no ambiente de trabalho, são normas e procedimentos que garantem a redução de riscos biológicos e também físicos, seja para os profissionais da saúde ou para os pacientes. Com a finalidade de se evitar acidentes e contaminações.

A questão é tão séria que atualmente faz-se necessário dentro de qualquer estabelecimento, veterinário ou não, a criação de uma comissão de biossegurança composta por indivíduos treinados, qualificados para desempenhar e fiscalizar tais normativas. Esta comissão deve trabalhar para atingir o objetivo principal que é preservar a segurança de toda comunidade pertencente à instituição, principalmente na prestação de serviços à sociedade.

Afinal o Médico Veterinário embora muita gente não saiba disso, também possui uma função importantíssima no que se refere a saúde pública. Os Veterinários são profissionais de Saúde Única, que é um termo utilizado quando se trata de: Saúde animal, ambiental e humana.

E o Auxiliar Veterinário também participa deste processo, por estar tão diretamente ligado a todos os afazeres e também contribuir para o controle de zoonoses.

 

Como ser um auxiliar veterinário

 

Este curso é destinado para quem?

 

Muitos procuram este curso antes de ingressar na faculdade de Medicina Veterinária. Embora não seja um curso preparatório para o vestibular, o estudante de Auxiliar Veterinário poderá adquirir uma boa noção de como é trabalhar nesta área, entre outras informações que poderão ser decisivas na hora de definir a sua graduação.

O curso capacita o aluno a auxiliar o Médico Veterinário e a cuidar melhor do seu animal de estimação, pois além de todo o conteúdo selecionado também traz ao estudante muitas informações práticas e preventivas. O que torna o aprendizado mais leve, visto que em todas as aulas são abordados alguns cuidados essenciais e fundamentais que são importantíssimos para a saúde e bem estar dos pets.

Sabemos que a grande maioria dos animais ainda ficam doentes por falta de cuidados. A maior casuística nas clínicas infelizmente ainda ocorre por patologias que poderiam ter sido evitadas, com simples ações preventivas que incluem boa nutrição, controle parasitário e vacinas.

O estudante do curso de Auxiliar Veterinário não sai apenas sabendo fazer, mas também compreendendo o porquê de tudo. Para de fato assimilar o conhecimento e a importância de cada atitude ou recomendação do Médico Veterinário. 

 

 

Como saber se o curso é para você?

 

Se você ama, respeita ou quer conhecer mais sobre os animais e a Medicina Veterinária seja para trabalhar como Auxiliar ou qualquer outra atividade que envolva animais. Este curso é para você!

  • É para você que acredita na imortalidade da natureza e quer preserva-la sempre mais bela, objetivando que as gerações comtemplem o que você atualmente vê.
  • É para você que tem ódio de gaiolas, jaulas e correntes.
  • É para você que quer dedicar parte de seu ser ao auxílio dos mais frágeis e a arte de cuidar, preservar e salvar vidas.
  • É para você que é responsável, atencioso e ético. E acredita que é possível viver em um mundo mais humano e sustentável, onde a natureza é respeitada.

 

“Trabalhar com animais é estar pronto para conviver lado a lado com ensinamentos profundos sobre amor e vida...”

 

Pense bem e com clareza da sua escolha, porque no momento em que você decidir trilhar esta jornada, estará ciente que nenhum professor conseguirá transmitir a sabedoria do amor para com os animais, bem como, tudo que você aprenderá, com cada animal que passar por suas mãos será único e indescritível muitas vezes. Sendo cada qual um ser único, esteja disposto a aprender, tenha coragem para tomar uma decisão que mudará para sempre a sua vida e também a sua maneira de olhar para o mundo, é para poucos e também para muitos, essa escolha, também pode ser para você.

 

Por Clariciana Leite - Professora do curso de Auxiliar Veterinário do Instituto Eleven

CADASTRE-SE AGORA!
E RECEBA AS NOVIDADES NO SEU EMAIL.
POSTS POPULARES

08/09/2021
SETEMBRO AMARELO
28/02/2021
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALZHEIMER
28/01/2021
JANEIRO BRANCO
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Instituto Eleven - Conheça nossos cursos profissionalizantes


Instituto Eleven é parceiro da ABED Associação Brasileira de Educação a Distância

Matriz - Centro / 41 3010.9777
Rua Dr. Faivre, 1330 - Curitiba

Sede Fazenda Rio Grande /
41 3070.4727
Rua César Carelli, 274

Sede Paranaguá / 41 3722.6252
Rua Alípio dos santos (esquina com a José Gomes), Palmital

FALE CONOSCO QUANDO PREFERIR



325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB