blog eleven

Conectando pessoas poderosas que sabem que conhecimento é crescimento pessoal e profissional.

Sem nome (Post para Instagram)-8-2
instituto_eleven_cursos_de_graduacao_e_pos_graduacao_icn
Cursos Online
instituto_eleven_cursos_saude_icn
Saúde
instituto_eleven_cursos_de_beleza_e_estetica_icn
Beleza
instituto_eleven_cursos_de_terapias_alternativas_icn
Terapias Alternativas
instituto_eleven_cursos_de_gastronomia_icn
Gastronomia
instituto_eleven_cursos_de_automotivo_e_industrial_icn
Automotivo e Industrial
instituto_eleven_cursos_de_arte_e_design_icn
Criatividade e Arte
instituto_eleven_cursos_de_gestao_icn
Gestão

CONHEÇA MAIS SOBRE O AUXILIAR VETERINÁRIO

Profissão – Auxiliar Veterinário 

O Curso de Auxiliar Veterinário apresenta cada dia mais procura. O Brasil é o segundo país com a maior população de pets do mundo, sendo o mercado pet uma área em ascensão atualmente.

O grande número de Pets Shops e Clínicas Veterinárias; e a constante divulgação de produtos destinados aos animais nas mídias, somando-se ao fácil acesso às informações, fazem com que o brasileiro gradativamente adquira o hábito de zelar pela saúde de seus animais.

A rotina de trabalho e o estilo de vida das pessoas, mudou muito nas últimas décadas e isso fez com que os pets ganhassem espaço nas famílias. Pois os benefícios psicológicos que a convivência com os animais traz é indiscutível, sendo também uma grande opção de companhia para pessoas idosas ou solitárias. O que é possível observar no âmbito familiar, onde as crianças que convivem com os pets são as mais beneficiadas, tendo efeito sobre o seu desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social, além do bem estar já conhecido que esta convivência oferece.

Com tantos benefícios, o pet acabou deixando de ser somente o animal de estimação, para ser promovido a parte integrante da família. Sendo assim, o animal de companhia é cuidado e amado como todo ente querido.

E é aí que os profissionais da área veterinária (veterinários, auxiliares, vendedores de produtos e medicamentos, tosadores, dog sitter etc…) entram com destaque, necessitando se capacitarem para melhor cuidar e auxiliar esta grande demanda da companhia familiar. E para isso, se diferenciar no mercado de trabalho com capacitação, pode indiscutivelmente lhe agregar valor.

Neste contexto, você pode perceber a importância do auxiliar veterinário e aqui abordaremos sobre as competências desta profissão.

 

O que faz o Auxiliar Veterinário?

O mercado pet tem sido destaque na área comercial, distribuição e varejo, nas pequenas e grandes cidades, necessitando sempre de mão de obra qualificada para o trabalho e com o conhecimento de raças, costumes e ambientação. Sendo assim, também cresce a procura por auxiliares, para atuar nas mais diversas áreas da veterinária. Dentre elas destacam-se as Clínicas e Hospitais Veterinários, pet shops, mercados em grande escala, mas o auxiliar veterinário também pode atuar em consultórios, laboratórios veterinários, zoológicos e fazendas e até em ONGS autorizadas ou projetos sociais licenciado pelos órgãos responsáveis nos municípios e cidades.

O Auxiliar Veterinário pode ser definido como o profissional responsável por cuidar dos animais mediantes “instruções do veterinário” ou sob sua responsabilidade e orientação.

Entre as principais atividades do auxiliar estão: Ajudar nos curativos e procedimentos de assepsia ou prestar assistência ao veterinário durante procedimentos cirúrgicos, sempre sob sua supervisão. Além de auxiliar o Médico Veterinário durante a aplicação das mais diversas técnicas e sempre estar atento pelo bem estar de todos os pacientes, observa-se que este auxiliar tem sido indispensável no dia a dia do profissional.

As Atividades que podem ser realizadas pelo Auxiliar Veterinário são:

  • Aferir a temperatura retal e demais parâmetros.
  • Observar condições físicas e neurológicas dos animais.
  • Informar as condições de saúde dos animais ao veterinário.
  • Auxiliar na coleta de materiais para a realização de exames.
  • Ministrar medicamentos sob a supervisão do médico veterinário.
  • Fazer curativos.
  • Alimentar, exercitar e higienizar os animais e o local de internamento ou hospedagem.
  • Conter o animal.
  • Preparar o centro cirúrgico, instrumentais e os animais para a cirurgia.
  • Transportar o animal dentro do estabelecimento.
  • Separar o lixo hospitalar.
  • Repor material e medicamentos.
  • Controlar óbitos; embalar cadáveres; encaminhar os cadáveres para necropsia ou aterro sanitário.
  • Enviar materiais coletados para os laboratórios.
  • Limpar e lubrificar equipamentos; desinfetar equipamentos;
  • Demonstrar competências; Capacidade no trato com animais; Paciência; Autocontrole; Bom humor; Concentração.
  • Avaliar riscos; administrar conflitos; demonstrar senso estético e conhecimento teórico.

 

Parece muito? Mas o dia a dia do auxiliar, demonstra-se que  é tudo isso e muito mais…

O Auxiliar Veterinário é um dos principais colaboradores dentro da rotina hospitalar ou clínica, por ser o “braço direito” do Médico Veterinário. Devendo ser também seus “olhos e ouvidos”, ao estar sempre atento a qualquer situação dentro do ambiente. Assim como o enfermeiro é a base do serviço hospitalar na medicina humana, o Auxiliar Veterinário deve estar sempre em estado de vigilância e ser prudente em todas as suas ações.

 

Cursos Profissionalizantes Presencial ou On-line na Faculdade Eleven - Curso de Auxiliar Veterinário
Faça o Curso de Auxiliar Veterinário com Estágio Prático em uma Instituição Credenciada no MEC. De bônus ganhe o Curso de Banho e Tosa.

 

Como é o mercado de trabalho e qual é o salário base?

O mercado de trabalho para o Auxiliar Veterinário acompanha a experiência e a capacitação do profissional. Um auxiliar experiente e com boa formação, pode trabalhar em pet shops, hotéis para animais, zoológicos, fazendas, consultórios, clínicas e hospitais veterinários.

Alguns hospitais veterinários de médio a grande porte pagam de salário base em média 1.500,00 para profissionais experientes ou especializados. Sendo que a maioria não emprega profissionais sem certificado de conclusão do curso técnico em Auxiliar Veterinário. Também é levado em consideração a qualidade do curso prestado.

 

Mas “nem tudo são flores…”

O Auxiliar Veterinário prestará assistência aos pacientes e ao Médico Veterinário, que muitas vezes precisará de apoio nas mais variadas situações. Trabalhar com animais é gratificante, porém o peso da responsabilidade e as cobranças internas e externas tem levado alguns veterinários a desenvolverem depressão, síndrome de Burnout, estafa mental entre outros distúrbios psicológicos, por isso também, o auxiliar tem sido de extrema importância, não cabendo tudo ao veterinário realizar, tendo sobe sua supervisão alguém treinado e capacitado que lhe ajude com profissionalismo.

O Médico Veterinário no que se refere ao trabalho, não difere de outros profissionais da área da saúde. A rotina veterinária pode ser árdua e pesada, levando alguns profissionais ao limite. O que ressalta a importância de ter alguém que o auxilie nos afazeres da profissão e que também posa ser companheiro e bem humorado para aliviar a tensão e a carga emocional do dia a dia, estar próximo dos animais demanda compreensão, carinho e atenção.

O Auxiliar Veterinário deverá lembrar que atrás do jaleco e de todo conhecimento, existe uma pessoa comum e humana que também tem problemas pessoais, contas a pagar e família, as relações pessoais também sempre estão presentes, não temos como negar.

Portanto ser compreensivo, paciente e muitas vezes resiliente se faz imprescindível, pois a rotina de trabalho muitas vezes pode parecer pesada e lidar tão de perto com a vida e a morte exige equilíbrio emocional e serenidade, tanto para o veterinário quanto para os demais colaboradores, principalmente o Auxiliar Veterinário que além de muitas funções também poderá ser responsável pelos cuidados de enfermagem em pacientes críticos.

 

Como ser um profissional insubstituível?

O Auxiliar Veterinário deve ser capacitado, especializado e constantemente buscar por aperfeiçoamento profissional. Além de seguir à risca e estar sempre atento as orientações do Médico Veterinário.

Entre tantas funções aqui já mencionadas, podemos dizer que uma das mais importantes que o auxiliar executa  é “ser os olhos e os ouvidos” do veterinário, devendo sempre estar atento e de prontidão para melhor desempenho de suas funções, evitando danos a saúde dos animais e também minimizando a chance de riscos inerentes a atividade.

O sucesso de uma Clínica ou Hospital Veterinário dependem da excelência no atendimento e isto inclui todos da equipe, não apenas o veterinário. Por isso investir em estudos, capacitação e treinamento é fundamental a quem quer oferecer um atendimento diferenciado. E assim, se destacar na profissão, percebendo e observando assuntos que demandam conhecimento prático e preciso.

Para quem quer ser um Auxiliar Veterinário insubstituível e de valor, cuja a sua presença é imprescindível ao Médico Veterinário, se faz necessário muito estudo, dedicação, foco, determinação, responsabilidade e ética, além do conjunto de fatores como animar os animais e respeitá-los como na sua infinitude.

 

Quero ser um Auxiliar Veterinário e agora como o que devo fazer?

Ao optar por esta profissão, ao ingressar no curso de Auxiliar Veterinário você irá conhecer um universo fascinante e logo nos estágios para a conclusão do curso, já ganhará alguns amigos de patas e pelos inesquecíveis além disso, você:

  • Receberá lambidas de afeto, enquanto adquire aos poucos a habilidade de decifrar olhares.
  • Você compreenderá rabos abanando como ninguém e suportará com bom humor algumas demonstrações de carinho (arranhões carinhosos, mordidas afetuosas) Gratidões mudas, porém verdadeiras…
  • Você sentirá cheiros peculiares: Pelo molhado, essência de gato, esterco entre outros…E não se importará com isso, ou aprenderá durante o período a controlar melhor esse olfato.
  • Você irá aproximar-se de instintos e perder medos.
  • Mergulhará em um mundo diferente, porém se perceberá como igual… Porque basta um olhar atento, para ser possível compreender o que realmente importa e se descobrir através dos animais.

 

O Curso de Auxiliar Veterinário:

O foco do curso é transmitir o que é essencial para que os alunos aprendam a executar o trabalho. Então o curso possui conteúdos teóricos que vem acompanhados de aulas práticas. Porque para o sucesso nesta profissão é imprescindível muito mais que saber, é necessário saber fazer…

Por isso nenhum aluno conclui o curso sem antes passar pelo estágio supervisionado. Afinal é necessário colocar em prática o conhecimento adquirido.

 

Cursos Profissionalizantes Presencial ou On-line na Faculdade Eleven - Curso de Auxiliar Veterinário
Faça o Curso de Auxiliar Veterinário com Certificação e Estágio prático em uma Instituição credenciada no MEC. De bônus ganhe o Curso de Banho e Tosa.

 

O que você irá aprender no curso de Auxiliar Veterinário?

O curso é composto por matérias que contribuem para o aprendizado e melhor formação profissional do estudante, entre elas destacam -se:

  • Anatomia e Fisiologia Animal
  • Biossegurança
  • Técnicas de contenção animal
  • Semiologia
  • Noções sobre patologias veterinárias
  • Nutrição Animal
  • Noções de odontologia veterinária
  • Vacinação e Vermifugação
  • Instrumentação Cirúrgica Veterinária
  • Cuidados pré e pós cirúrgicos

Foram citadas algumas das matérias mais importantes que o aluno irá aprender, porém de todas a que mais deve ser levada a sério pelo Auxiliar Veterinário é a Biossegurança.

Nela são aprendidas as principais estratégias para a redução das infecções adquiridas no ambiente de trabalho, são normas e procedimentos que garantem a redução de riscos biológicos e também físicos, seja para os profissionais da saúde ou para os pacientes. Com a finalidade de se evitar acidentes e contaminações.

A questão é tão séria que atualmente faz-se necessário dentro de qualquer estabelecimento, veterinário ou não, a criação de uma comissão de biossegurança composta por indivíduos treinados, qualificados para desempenhar e fiscalizar tais normativas. Esta comissão deve trabalhar para atingir o objetivo principal que é preservar a segurança de toda comunidade pertencente à instituição, principalmente na prestação de serviços à sociedade.

Afinal o Médico Veterinário embora muita gente não saiba disso, também possui uma função importantíssima no que se refere a saúde pública. Os Veterinários são profissionais de Saúde Única, que é um termo utilizado quando se trata de: Saúde animal, ambiental e humana.

E o Auxiliar Veterinário também participa deste processo, por estar tão diretamente ligado a todos os afazeres e também contribuir para o controle de zoonoses.

 

Este curso é destinado para quem?

Muitos procuram este curso antes de ingressar na faculdade de Medicina Veterinária. Embora não seja um curso preparatório para o vestibular, o estudante de Auxiliar Veterinário poderá adquirir uma boa noção de como é trabalhar nesta área, entre outras informações que poderão ser decisivas na hora de definir a sua graduação.

O curso capacita o aluno a auxiliar o Médico Veterinário e a cuidar melhor do seu animal de estimação, pois além de todo o conteúdo selecionado também traz ao estudante muitas informações práticas e preventivas. O que torna o aprendizado mais leve, visto que em todas as aulas são abordados alguns cuidados essenciais e fundamentais que são importantíssimos para a saúde e bem estar dos pets.

Sabemos que a grande maioria dos animais ainda ficam doentes por falta de cuidados. A maior casuística nas clínicas infelizmente ainda ocorre por patologias que poderiam ter sido evitadas, com simples ações preventivas que incluem boa nutrição, controle parasitário e vacinas.

O estudante do curso de Auxiliar Veterinário não sai apenas sabendo fazer, mas também compreendendo o porquê de tudo. Para de fato assimilar o conhecimento e a importância de cada atitude ou recomendação do Médico Veterinário.

Para se tornar um auxiliar veterinário clique aqui!

Nosso curso está credenciado junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Além disso, inclui um certificado extra do curso de BANHO e TOSA!

 

Como saber se o curso é para você?

Se você ama, respeita ou quer conhecer mais sobre os animais e a Medicina Veterinária seja para trabalhar como Auxiliar ou qualquer outra atividade que envolva animais. Este curso é para você!

  • É para você que acredita na imortalidade da natureza e quer preserva-la sempre mais bela, objetivando que as gerações comtemplem o que você atualmente vê.
  • É para você que tem ódio de gaiolas, jaulas e correntes.
  • É para você que quer dedicar parte de seu ser ao auxílio dos mais frágeis e a arte de cuidar, preservar e salvar vidas.
  • É para você que é responsável, atencioso e ético. E acredita que é possível viver em um mundo mais humano e sustentável, onde a natureza é respeitada.

“Trabalhar com animais é estar pronto para conviver lado a lado com ensinamentos profundos sobre amor e vida…”

Pense bem e com clareza da sua escolha, porque no momento em que você decidir trilhar esta jornada, estará ciente que nenhum professor conseguirá transmitir a sabedoria do amor para com os animais, bem como, tudo que você aprenderá, com cada animal que passar por suas mãos será único e indescritível muitas vezes. Sendo cada qual um ser único, esteja disposto a aprender, tenha coragem para tomar uma decisão que mudará para sempre a sua vida e também a sua maneira de olhar para o mundo, é para poucos e também para muitos, essa escolha, também pode ser para você.

Por Clariciana Leite – Professora do curso de Auxiliar Veterinário.

Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre este curso ou qualquer outro, entre em contato conosco AQUI POR WHATSAPP.

 

 

CADASTRE-SE AGORA E GANHE DESCONTOS ESPECIAIS!


    POSTS POPULARES

    SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS