O mercado gastronômico passa constantemente por transformações que, consequentemente, resultam em expansão.
Hoje, uma das áreas que mais cresce e abre espaço para novos profissionais e negócios, é a confeitaria. Afinal, quem é que resiste a um bom doce, não é?
PÃES, BOLOS, TORTAS E MUITO MAIS…
Uma confeitaria é responsável pela fabricação de todos esses itens que nós tanto gostamos. Sem dúvidas, a profissão de confeiteiro exige muita dedicação, além de conhecimentos de culinária e bom relacionamento interpessoal para lidar com os clientes.
Uma pitada de criatividade também é importante, pois assim é possível oferecer doces diferenciados e exclusivos ou até mesmo trabalhar de forma mais personalizada, com foco em determinados tipos de eventos ou temas.
ABRINDO UMA CONFEITARIA
Se você está pensando em investir nesse segmento, já adiantamos que sim, é um mercado promissor. Mas, como qualquer outro, exige disposição e constante aprimoramento.
A parte boa é que a profissão permite que você trabalhe de várias formas diferentes:
- Vendas na própria loja.
- Por encomendas.
- Produzindo e fornecendo produtos para restaurantes, mercados e outros estabelecimentos.
Se a ideia é realmente ter sua loja própria, nossa dica é começar fazendo uma pesquisa para conhecer seu público, seus concorrentes, a localização ideal, os melhores preços, entre outras informações. Nesse momento, conhecimentos administrativos e planejamento financeiro são fundamentais.
MÃO NA MASSA
Tão importante quanto estudar para manter-se sempre atualizado é ter um espaço de produção e atendimento limpo e organizado.
No que diz respeito à cozinha sugerimos começar com equipamentos como:
- Batedeira.
- Liquidificador.
- Formas diversas.
- Utensílios domésticos e de confeitaria.
- Forno.
Ingredientes também são um ponto importante. Escolha fornecedores e produtos de qualidade!
Já em relação ao espaço dos clientes, nossa dica é investir em decoração e aconchego. Possuir estacionamento pode ser um diferencial para o seu negócio.
UM CARDÁPIO TENTADOR
Qual doce você sabe fazer melhor? Que tal apostar nele como carro chefe da sua loja fazendo com que os clientes sempre lembrem de você?
Para os outros itens as palavras de ordem são criatividade e variedade.
Novamente a pesquisa é válida, para entender quais produtos as pessoas costumam consumir e quais ingredientes estão saindo mais.
DIVULGAÇÃO DE DAR ÁGUA NA BOCA
Hoje, a internet é uma das ferramentas mais poderosas de divulgação. Use ela em favor do seu negócio. Crie perfis nas redes sociais e invista naquelas fotos irresistíveis para atrair a sua clientela.
DICAS EXTRAS
- Invista em produtos para crianças, idosos, diabéticos e obesos.
- Permita que seus clientes degustem seus produtos na loja.
- Aposta na entrega em domicílio como diferencial.
E, se você está buscando especialização nessa área, nós podemos ajudar.