SAÚDE
BELEZA
TERAPIAS ALTERNATIVAS
GASTRONOMIA
AUTOMOTIVO E INDUSTRIAL
CRIATIVIDADE E ARTE
GESTÃO
TECNOLOGIA E INFORMÁTICA
GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO
5 DICAS PARA SER UM BOM FOTÓGRAFO PUBLICITÁRIO

O universo das artes visuais está em constante crescimento e, com isso, o mercado fotográfico também tem conquistado seu espaço.
Afinal, que não concorda com a afirmação de que uma imagem vale mais que mil palavras?

 

Hoje, a fotografia além de eternizar momentos, possui também uma carga emocional tão grande que faz com que uma mensagem fique gravada de maneira profunda no consciente das pessoas.


É por isso que esse serviço tem sido cada vez mais procurado no meio publicitário.

 

VENDENDO, DIVULGANDO E CONSCIENTIZANDO

 

O trabalho de um publicitário é vender, divulgar e conscientizar um público específico sobre um produto, serviço ou tema.


Atualmente, já não há a menor dúvida de que boas fotos são mais do que necessárias para atrair clientes. Principalmente, quando pensamos nos avanços da tecnologia e em como as redes sociais influenciam no comportamento do consumidor.


Na fotografia publicitária, diferente das fotos artísticas, a maior parte do trabalho vem antes dos cliques. Isso porque é fundamental estudar o cliente. Esse entendimento é indispensável para que as imagens possam traduzir todos os ideais da marca, sem fugir da sua identidade visual.


Planejamento é palavra de ordem!

 

QUAIS OS TIPOS DE FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA?


A fotografia publicitária requer o uso de algumas ferramentas, técnicas e estratégias específicas para que o resultado seja alcançado.

 

Já os diferentes tipos de foto se dividem de acordo com aquilo que vai ser divulgado.


As fotos podem ser:


• Still – com o produto em fundo neutro e recortado em pós-produção.
• Alimentos – ainda que seja uma foto still, é importante usar técnicas diferenciadas para que o resultado seja o melhor possível.
• Lookbook – também conhecido como fotografia de moda, é um tipo de foto comercial.


Por isso, reafirmamos que conhecer o cliente é fundamental.


ANOTE AS 5 DICAS

 

1. Faça parte da cartela de fotógrafos de agências

 

Normalmente, na fotografia comercial, quem contrata o fotógrafo é agência de publicidade. Por isso, é importante fazer parte do portfólio dessas empresas, construindo um relacionamento. Não esqueça: apresentar aquilo que você já fez é essencial. Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de realizar cliques publicitários, a dica é investir em fotos simples que carreguem temas como meio ambiente, por exemplo.

 

2. Fique de olho no briefing
 

O briefing é uma espécie de rascunho com todas as informações sobre o trabalho que deve ser feito. Quem passa o briefing para o fotógrafo é o cliente ou a agência de publicidade. O documento precisa ter informações sobre a marca, o produto, a ideia da campanha, o público-alvo, a(s) mídia(s) em que as fotos serão veiculadas e materiais de referência.
A partir disso, você pode entender com quem e como deve se comunicar. Além de planejar o cenário, a iluminação, os modelos, o clima e a produção, levando em conta quais equipamentos serão necessários (tripés, softbox, flashes, luzes de estúdio, rebatedores e outros).
Tudo isso ajudará na execução do projeto.

 

3. Defina o preço


Definir o valor do seu trabalho é um passo importantíssimo e, normalmente, cobra-se um valor pela diária da sessão de fotos + tratamento das imagens.
Grande parte dos profissionais cobra 50% do valor antes do trabalho e o restante após a sua conclusão.
Alguns pontos que podem ajudar na hora de fazer um orçamento são:


• Alimentação
• Transporte
• Estúdio
• Assistente(s)
• Equipamentos e materiais adicionais
• A fotos serão para campanha digital ou impressa
• Qual a abrangência da campanha
• Por quanto tempo essas imagens ficarão no ar

 

4. Conheça bem o local


Visitar previamente o local das fotos poderá ajudar. Assim, é possível analisar questões de luz e sombra e quais os melhores horários e equipamentos para fotografar ali. Sem falar, que você chegará mais seguro no dia da sessão.

 

5. Procure referências


Nossa fica final é: procure referências! Veja como outras marcas e outros fotógrafos estão trabalhando e construa seu repertório. Depois é só deixar a inspiração fluir e praticar.

 

E aí, já se sente preparado para fazer imagens incríveis no mercado publicitário? Em nosso curso de Fotografia Profissional você aprenderá ainda mais e poderá contribuir também com tudo aquilo que você já sabe.

 


 

CADASTRE-SE AGORA!
E RECEBA AS NOVIDADES NO SEU EMAIL.
POSTS POPULARES

08/09/2021
SETEMBRO AMARELO
28/02/2021
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALZHEIMER
28/01/2021
JANEIRO BRANCO
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Instituto Eleven - Conheça nossos cursos profissionalizantes


Instituto Eleven é parceiro da ABED Associação Brasileira de Educação a Distância

Matriz - Centro / 41 3010.9777
Rua Dr. Faivre, 1330 - Curitiba

Sede Fazenda Rio Grande /
41 3070.4727
Rua César Carelli, 274

Sede Paranaguá / 41 3722.6252
Rua Alípio dos santos (esquina com a José Gomes), Palmital

FALE CONOSCO QUANDO PREFERIR



325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB