5 DICAS PARA O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO NAS MÍDIAS SOCIAIS
Atualmente, é inquestionável a presença das redes sociais na vida de todos brasileiros, certo?
Isso porque a internet se popularizou de tal forma que a facilidade de acesso está cada vez maior, principalmente por meio de dispositivos móveis, como o celular.
E, para quem tem uma empresa, elas devem ser vistas não só como entretenimento, mas também como uma poderosa ferramenta de comunicação para o negócio, aumentando a visibilidade da marca e construindo um relacionamento com o público.
CONQUISTE SEU ESPAÇO
Antes de mais nada, é importante definir qual é o seu público. Afinal, é necessário saber com quem você está conversando, o que essas pessoas gostam, onde vivem, qual idade têm, entre outras informações. Só assim, será possível construir um diálogo, tornando-se uma marca cheia de carisma e garantindo simpatizantes e clientes para o seu produto/serviço.
Outro ponto importante é conhecer as redes socais, entender como elas funcionam e qual o público de cada mídia.
Planejamento é indispensável também. Defina metas, crie um calendário de postagens para manter a frequência, pense em datas comemorativas e promoções. Enfim, deixe a criatividade rolar, mas coloque um pouco de estratégia.
Ainda parece difícil? Calma!
AÍ VÃO ALGUMAS DICAS
1. Invista no visual
Se sua ideia é chamar a atenção, visuais atrativos em suas mensagens são essenciais. Capriche nas fotos, já que as pessoas tendem à ler algo porque param para olhar a imagem primeiro. Vale apostar em vídeos também, com tutoriais, dicas e um conteúdo leve e divertido. GIFs e memes também são bem-vindos.
2. Inclua hashtag em suas publicações
Por meio das hashtags é possível segmentar sua mensagem, fazendo com que ela chegue ao seu público facilmente e atraia novos seguidores.
3. Ouça seu público
Nada de apenas realizar postagens e não interagir com a audiência! Aproveite esse canal para se comunicar. Responda, curta comentários, poste fotos dos seus clientes com seus produtos, mencione eles nas publicações, peça que contem suas experiências e ouça quando fizerem isso de forma espontânea. Dessa forma, além de construir um relacionamento, você sempre terá a possibilidade de fazer melhorias para agradar seus consumidores.
4. Compartilhe dicas e conteúdos do seu segmento
Essa é uma excelente forma de encantar e engajar seu público, pois você compartilhará algo relevante e, de forma indireta, irá promover o seu negócio. Além disso, é possível também conquistar parceiros.
5. Monitore resultados
Teste e avalie sua estratégia. Analisar os dados como número de cliques por postagem, o alcance das publicações com diferentes horários e conteúdos e o número de visitas permite que faça os ajustes necessários para melhorar cada vez mais o desempenho da sua página.